Sobre a Funafro

Fundação Instituto Nacional
de Negócios e Afroempreendedorismo

A FUNAFRO nasceu da união de especialistas em gestão corporativa e governança empresarial com mais de 30 anos de experiência no mercado. A fundação foi criada como resposta às crescentes estatísticas de mortalidade dos afroempreendimentos, à alta do desemprego, ao racismo institucional e à perda de direitos básicos. Fatores que dificultam o crescimento e sustentabilidade dos negócios liderados por pessoas negras, em diferentes níveis de maturidade.

Nosso propósito é transformar esse cenário por meio de ações concretas que fortaleçam o afroempreededorismo no Brasil, promovendo inclusão econômica, autonomia e justiça racial.

Como Surgiu?


De uma ideia em um grupo de WhatsApp, nasceu um movimento de transformação.

Era julho de 2019. Em meio a uma conversa num grupo da comunidade negra, três especialistas, em gestão, administração e negócios, trocaram uma inquietação em comum: Por que os negócios negros têm tanta dificuldade em crescer, empregar e se manter no mercado? Por que a maioria das mulheres negras empreende na informalidade?

Da indignação, veio a ação. Eles decidiram criar algo inédito: Um instituto voltado exclusivamente para fortalecer o empreendorismo negro por meio da gestão de verdade com ferramentas, processos e decisões baseadas em dados.

Assim, em maio de 2020, nasce a FUNAFRO – Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo.

Com uma missão ousada e urgente: Virar o jogo da baixa lucratividade, da informalidade e da exlusão no mercado. A FUNAFRO é mais que uma instituição. É uma plataforma de aceleração para afroempreendedores se tornarem mais estruturados, mais competitivos e, principalmente, mais potentes.

Porque quando um negócio negro prospera, toda uma rede se fortalece.

LINHA DO TEMPO FUNAFRO

Desenvolvido por